O Boeing 737 MAX é a próxima geração do modelo mais vendido da fabricante. O 737 Max teve a sua estreia ao serviço comercial em maio de 2017. Porém, menos de 2 anos depois, toda a sua frota foi paralisada após dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas.

Após o segundo acidente, ficou claro que havia algo de similar entre os dois. Como tal, as agências de segurança da aviação em todo o mundo emitiram avisos de aterramento relativos à aeronave nos dias seguintes. A Administração de Aviação Civil Chinesa emitiu sua ordem de suspensão do 737 MAX em 11 de março de 2019, um dia após a queda do ET302. Isso foi seguido um dia depois por um pedido semelhante da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Por último a 13 de março de 2019, o presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva em nome da Federal Aviation Administration. Essa ordem, foi a gota de água para os 737 MAX serem paralisados por completo pelo o mundo inteiro. De acordo com o New York Times, isso representou mais de 340 aeronaves em 47 companhias aéreas. Já se passaram 18 meses desde que o Boeing 737 MAX foi aterrado por todo o mundo. Durante esse tempo, a Boeing trabalhou em conjunto com agências de segurança da aviação para melhorar a segurança do tipo em vista dos dois desastres que levaram ao seu encalhe.

Um avanço crítico foi finalmente alcançado na semana passada. O chefe da EASA estava finalmente satisfeito com as mudanças que haviam sido feitas. Como tal, espera-se que o tipo seja recertificado até o final do ano. No entanto, essa corrida pela reintrodução não é um fenômeno mundial. Hoje, a Reuters informou que a China, por exemplo, não tem um cronograma específico para a reintrodução do Boeing 737 MAX entre suas companhias aéreas. O anúncio foi feito pelo chefe da Administração de Aviação Civil da China, Feng Zhenglin. Como a China foi o primeiro país a fundamentar o tipo, talvez seja compreensível que ficasse mais apreensivo com sua reintrodução.

Fonte: Simple Flying

Fundado em 2018, o AviationWiki é um site no seguimento de aviação levando notícias, curiosidades e histórias para os 4 cantos do planeta. Nossa equipa está em missão para poder levar ao leitor, a verdade em notícias e informativos sobre acontecimentos, curiosidades sobre aviação e também as histórias e lembranças que marcaram a aviação.