A Airbus divulgou no dia 29 de outubro seus resultados financeiros do terceiro trimestre. Como todas as empresas da indústria da aviação, a fabricante europeia de aviões foi afetada pela pandemia da COVID-19. Especificamente, a repentina falta de demanda por novas aeronaves comerciais. A empresa disse que havia incorrido em € 1 bilhão em despesas relacionadas ao COVID-19.

No dia anterior, a Boeing revelou que perdeu quase US $ 3,5 bilhões até agora este ano. Ela entregou apenas 98 jatos nos primeiros nove meses do ano, em comparação com 568 em 2018. De acordo com sua declaração de lucros, a Airbus vê uma queda semelhante em seu braço comercial, à medida que as entregas são adiadas. Muitas companhias aéreas se perguntam por que deveriam aceitar aeronaves novas se não voam com as aeronaves que já possuem.

A Airbus estava muito ciente em março dos impactos potenciais da pandemia de COVID-19. Como tal, retirou sua orientação anual para 2020. No entanto, a empresa revelou hoje que as viagens aéreas globais estão se recuperando mais lentamente do que o previsto.

Comentando sobre a situação, o CEO da Airbus, Guillaume Faury, disse:

“Após nove meses de 2020, vemos agora o progresso feito na adaptação de nosso negócio ao novo ambiente de mercado COVID-19. Apesar da recuperação mais lenta das viagens aéreas do que o previsto, convergimos a produção e as entregas de aeronaves comerciais no terceiro trimestre e interrompemos o consumo de caixa de acordo com nossa ambição ”.

Segundo a Airbus, não foi possível entregar 135 aeronaves devido à pandemia da COVID-19 no final de setembro. Este número diminuiu em relação ao início do ano graças a algumas entregas recentes.

A Airbus afirmou que entregou 145 aeronaves no terceiro trimestre de 2020, mais do que todo o ano da Boeing até agora. Isso significa que até o presente momento, em 2020, a Airbus entregou 341 aeronaves. A aeronaves entregues compreendiam 300 narrowbodies e 41 widebodies.

Fonte: Airbus

Fundado em 2018, o AviationWiki é um site no seguimento de aviação levando notícias, curiosidades e histórias para os 4 cantos do planeta. Nossa equipa está em missão para poder levar ao leitor, a verdade em notícias e informativos sobre acontecimentos, curiosidades sobre aviação e também as histórias e lembranças que marcaram a aviação.