No inicio de 2019, a fabricante europeia Airbus anunciou o encerramento da produção do A380, mesmo com o fim da produção, todos acreditávamos que iriamos continuar a ver o superjumbo por pelo menos mais 5 anos a voar. O que nós não sabíamos é que uma pandemia, no inicio de 2020 iria atirar quase todos, senão todos os SuperJumbos, para desmantelamento.

Com o desmantelamento já a acontecer com alguns A380, a empresa de analise de dados de aviação Cirium publicou recentemente uma pesquisa sobre o custo da fuselagem do Airbus A380 na próxima década. No que diz respeito ao aqui e agora, já existe uma diferença significativa de preços entre aeronaves totalmente operacionais com base na idade.

No entanto, quando se estuda os dados do Cirium relativos aos valores dos diferentes componentes de um A380 individual, surge uma imagem ainda mais impressionante. Pela seção rosa do gráfico acima, podemos ver que o valor da fuselagem de um A380 já é mínimo, em torno de 10 milhões de dólares. Isso representa apenas uma fração do custo de uma aeronave completa e operacional. Em 2030, esse número deve cair para apenas 1 milhão de dólares.

Os dados e pesquisas da Cirium não fornecem apenas uma visão fascinante dos valores relativos das diferentes partes de um Airbus A380. Também nos permite comparar as diferentes extensões nas quais os componentes de um avião comercial mantêm seu valor ao longo de vários anos. As descobertas de seu estudo podem sugerir que, nos próximos anos, poderemos ver apenas motores Airbus A380, com seu valor projetado e vida útil mais longos, usados ​​em outras aeronaves.

O que você faria com a fuselagem de um A380? Deixe um comentário!

Fonte: Simple Flying

Fundado em 2018, o AviationWiki é um site no seguimento de aviação levando notícias, curiosidades e histórias para os 4 cantos do planeta. Nossa equipa está em missão para poder levar ao leitor, a verdade em notícias e informativos sobre acontecimentos, curiosidades sobre aviação e também as histórias e lembranças que marcaram a aviação.