A equipe da Transportation Security Administration (TSA), órgão de segurança da aviação nos Estados Unidos, encontrou uma granada de fumaça dentro de uma mala despachada no Aeroporto Internacional Washington Dulles. O proprietário alegou à Polícia que acreditava que o artefato estava desativado e que não oferecia risco à segurança.

Os agentes da TSA encontraram o explosivo durante a inspeção pré-embarque no final de setembro. A mala foi desviada pelo sistema automático de detecção, e quando foi aberta para verificação do conteúdo, foi encontrado o artefato rotulado de “fumaça amarela” com um dispositivo de gatilho semelhante a uma granada de mão.

A Polícia da Autoridade do Aeroporto Metropolitano de Washington rastreou o passageiro. Ele disse à polícia que comprou a granada em uma loja de excedentes militares anos atrás e que a achava inerte. No entanto, um especialista em explosivos da TSA e um esquadrão anti-bombas da polícia estadual descobriram que se tratava de uma granada de fumaça real.

Nem granadas de mão nem réplicas realistas de explosivos são permitidas em malas de mão ou malas despachadas, de acordo com a TSA. Os viajantes que trouxerem itens proibidos enfrentam penalidades civis de até US $ 13.669 e também podem enfrentar processos criminais. Os itens proibidos não são devolvidos ao proprietário.

O administrador do TSA, David Pekoske, disse ao jornal The Independent, que quase todas as armas apreendidas em aeroportos norte-americanos estão carregadas. “O mais preocupante é que 80% das armas de fogo que chegam ao posto de controle da TSA estão carregadas. É apenas um acidente esperando para acontecer”, disse.

Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, armas de fogo só podem ser levadas em aeronaves na bagagem despachada e descarregadas. “Os passageiros precisam saber que se chegarem com uma arma para o posto de controle de segurança nos aeroportos, independentemente de estar na bolsa, mochila, mala de rodas ou presa ao cinto, será um erro inconveniente e caro da parte deles”, completa Pekoske.

Fonte: TV Fox News e TSA

Fundado em 2018, o AviationWiki é um site no seguimento de aviação levando notícias, curiosidades e histórias para os 4 cantos do planeta. Nossa equipa está em missão para poder levar ao leitor, a verdade em notícias e informativos sobre acontecimentos, curiosidades sobre aviação e também as histórias e lembranças que marcaram a aviação.