Durante o Farnborough Airshow Connect em julho, a Embraer lançou luz sobre seu projeto turboélice. Agora, a fabricante brasileira de aeronaves compartilhou uma imagem que ilustra como esse avião poderia ser.

Rodrigo Silva e Souza, VP de marketing de aviação comercial da Embraer, conversou com o Airfinance Journal em um podcast esta semana. O empresário destacou como a empresa se posicionará na realidade pós-pandêmica. Durante a discussão, ele falou sobre o plano quinquenal do negócio, o andamento das negociações de parceria e a necessidade de aeronaves de menor capacidade em um mercado de baixa demanda.

No início do verão, Rodrigo também afirmou como a crise global da saúde está moldando o futuro das produções da empresa. A necessidade de atender a mercados menores, juntamente com a exigência de aviões mais ecológicos para voos de curta distância, significa que há espaço de sobra para a introdução de uma nova aeronave. Essa produção pode chegar ao mercado nesta década.

A ilustração indica inicialmente que os aviões teriam asas baixas, contrastando com potências turboélices como o Dash 8 e o ATR. Além disso, Airways destaca que a aeronave da imagem adota a mesma configuração do EMB-120 Brasília, último turboélice da Embraer para operação de passageiros. Este avião foi introduzido pela primeira vez em outubro de 1985. Portanto, pode se passar cerca de quatro décadas desde que um sucessor feito pelo fabricante de aviões entre em serviço.

Além disso, a imagem retrata uma asa de perfil avançado e com um motor turboélice instalado. Parece haver um propelente padrão sem indicação de uma solução híbrida ou baseada em hidrogênio, que alguns outros projetistas estão analisando. No entanto, este é apenas um conceito, e o projeto está em seus primeiros dias. Portanto, pode haver alguns avanços ao longo do caminho.

Ao todo, parecem ter 21 janelas, o que significa que o avião potencialmente transportaria cerca de 70 passageiros. Esse número está de acordo com a visão de Rodrigo de atender a mercados menores na indústria pós-coronavírus.

Fundado em 2018, o AviationWiki é um site no seguimento de aviação levando notícias, curiosidades e histórias para os 4 cantos do planeta. Nossa equipa está em missão para poder levar ao leitor, a verdade em notícias e informativos sobre acontecimentos, curiosidades sobre aviação e também as histórias e lembranças que marcaram a aviação.