Estamos muito habituados a ver janelas retangulares em quase todos os meios de transportes, então porquê as janelas dos aviões são redondas?

As janelas quadradas ou retangulares são constituídas por quadro cantos, que se tornam muito frágeis em altas pressões. Logo, se um avião possuísse janelas quadradas, estas iriam partir em atitude de cruzeiro. Por outro lado, as janelas redondas graças aos seus cantos inexistentes conseguem distribuir melhor a pressão.

No inicio dos anos 50 foi criada uma aeronave com as janelas retangulares chamada “cometa” apos alguns voos a aeronave desfez-se no ar, a mesma situação aconteceu com mais duas aeronaves. Isso porque, no início, as aeronaves eram muito mais simples, não atingiam a mesma altitude de hoje em dia. Após muitos estudos dos engenheiros, veio se a verificar que a origem desses acidentes era por causo do formato retangular das janelas, visto que os pontos fracos dos cantos da mesma provocavam rachaduras na fuselagem da aeronave levando-a à explosão.

A diferença de pressão entre o interior da aeronave e o ambiente externo faz com que o avião se expanda levemente. Por esse motivo, além das janelas, o próprio avião possui o formato arredondado que conhecemos, pois assim as tensões são distribuídas de uma forma mais uniforme, evitando acidentes como os que aconteceram.

Fonte: Publico

Gostou desta curiosidade? Deixe-nos a sua opinião.