Aposto que você já ficou se perguntando o que são aquelas pessoas que estão sempre aos arredores dos aeroportos, geralmente com câmeras nas mãos e apontado elas para os aviões para tirar foto, hoje vou lhe contar um pouco sobre eles, o que são.

O que são spotters?

Em tradução literal, a palavra “spotter” significa observador.

Os spotters são pessoas apaixonadas pela aviação e pela fotografia, que viram no hobby uma maneira de estar um pouco mais perto do que elas tanto amam, que são os aviões e toda a cultura aeronáutica.

Estar nos arredores dos aeroportos tirando fotos, anotando os registros e o modelo de cada avião que eles estão observando e fotografando ali, alguns passam horas e até mesmo o dia todo, sem falar naqueles que vão ao aeroporto apenas para poder fotografar apenas uma aeronave ou pintura específica, que são comumente conhecidas como “livery”.

Sem falar então naqueles que viajam para outros estados e até mesmo para outros países para poder fotografar outras empresas que operam por lá, pinturas diferentes e até mesmo algumas aeronaves que não veem para a cidade de onde o spotter é.

Por isso, quando você passar por algum aeroporto e ver alguém com uma câmera, não precisa se preocupar e nem mesmo ficar preocupado, ele está ali apenas se divertindo.

Foto: Gustavo Lima - Spotter no Spotter Day SDU
Foto: Gustavo Lima – Spotters durante o Spotter Day SDU

Como começou isso?

Uma vez que o termo é traduzido como “observador”, o termo “plane spotter” é traduzido como observador de aviões, que são justamente pessoas que estão registrando pinturas, modelos e matrículas de aeronaves.

O primeiro registro que se tem é datado do período da segunda guerra mundial, quando alguns países sofriam ataques dos bombardeiros alemães, tiveram a atitude de encarregar os moradores das regiões a observarem os céus em busca dessas aeronaves, ao detectarem os aviões nos céus, eram instruídos a informarem e lançar alertas sobre a aproximação dos bombardeiros.

Atualmente o hobby é bem diferente, não consiste mais em ficar procurando aviões bombardeiros chegando para atacar um país, passou a ser uma diversão com amigos ou até mesmo sozinho.

Foto: Marcelo Valentim - Boeing 777 da KLM - Livery Orange Pride
Foto: Marcelo Valentim – Boeing 777 da KLM – Livery Orange Pride

Como fazer parte?

Essa é fácil, você precisa ter paixão pela aviação, não precisa nem de câmera, pois muitos spotters nem se quer tiram fotos, principalmente os mais antigos, eles gostam mesmo é de estar perto das aeronaves, para esses mais clássicos, o importante é anotar os modelos, empresas e os prefixos das aeronaves, as fotos são um registro a parte e acabam ensinando um pouco mais de fotografia para aqueles que sabem menos e até mesmo um novo estilo de fotografia para aqueles que já sabem mais.

Então, pegue o maps e procure o aeroporto mais próximo de você, baixe algum aplicativo de rastreamento de voos como Radar Box e outros, lá você poderá acompanhar em tempo real os voos que estão indo para o aeroporto mais próximo de você e assim se programar para poder registrar aquela pintura rara ou aeronave diferente, além do mais, ainda tem os grupos de spotters nas redes sociais, lá ainda é possível fazer boas amizades, é muito legal!

Ainda por cima, ainda é possível participar de alguns sorteios e até mesmo de concursos, aliás, nós da AviationWiki estamos fazendo um concurso chamado Spotters Awards e você pode ficar sabendo mais e participando por aqui. Separe a sua melhor foto e venha participar, não fique de fora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − 9 =