Uma aeronave totalmente modular, que pode ser modificada para diversos tipos de operações, em diversos tipos de pistas e climas, a maior aeronave já fabricada pela brasileira Embraer, com uma tecnologia embarcada de alto nível, motivos quais chamou a atenção de diversos países da maior aliança militar do mundo, a OTAN.

Pode parecer que a notícia é velha, mas temos mais novidades a cada momento.

A aeronave que já foi vendida para Portuga (5 unidades), Holanda (5 unidades) e Hungria (2 unidades), além da Áustria que já tem um pedido firme de quatro aeronaves KC-390 para poder substituir os antigos C-130K (Hercules) deles, que já estão em serviço há 20 anos.

Foto:Adrian Pingstone - C-130K da Áustria
Foto:Adrian Pingstone – C-130K da Áustria

Embraer, uma empresa fundada por Ozires Silva em 1969, está vislumbrando uma possível entrada para o concorrido mercado dos membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já são 3 o número de países que optaram por comprar o KC-390, quem sabe essa será uma porta de entrada da empresa para esse mercado, além desses, dentro do mercado europeu,

Portugal, Hungria, Holanda e Áustria são confirmados e mais países estão estudando a aquisição e mais recentemente também a República Tcheca passou a estudar a aquisição do aparelho para o uso em transporte militar, as negociações também incluem suporte e treinamento para os pilotos e técnicos que vão estar operando a aeronave, além do fornecimento de peças de reposição.

Características do KC390

O KC-390 é uma aeronave de asa alta, bimotor, motores esses que são os IAE V2500-E5, os mesmos motores que equipam a família A320 da Airbus (das empresas que optarem por eles, no Brasil utilizados pela LATAM), o nosso Embraer KC390 e também muito utilizados no McDonnell Douglas MD-90, motores com mais de 31 mil libras de empuxo. A aeronave possui pouco mais de 35 metros de comprimento e 35 metros de envergadura, uma altura de quase 12 metros. Tais proporções fazem com que ela tenha um peso de 51 mil quilos e um peso máximo de decolagem (MTOW) de até 81 mil quilos, ou seja, uma carga útil de 26 toneladas. Tendo uma velocidade máxima de 988km/h e velocidade de cruzeiro de 870km/h. Totalmente carregado ele tem uma autonomia de 2820km, um teto máximo de 36 mil pés (11 quilômetros) de altitude.

Foto: Embaer / FAB - KC-390 fazendo reabastecimento em voo de outro KC-390
Foto: Embaer / FAB – KC-390 fazendo reabastecimento em voo de outro KC-390

A aeronave pode transportar até 80 soldados equipados, 64 paraquedistas ou até 74 macas junto da equipe médica necessária, além disso, a aeronave temo o piso intercambiável, pode facilmente ser alterado a configuração interna, tanto para transporte de macas, assentos, paletts, veículos leves e blindados, o seu alojamento de carga tem uma dimensão de pouco mais de 18,5 metros de comprimento, largura de 3,45 metros e aluta de 3,20 metros, o que possibilidade o transporte de uma enorme gama de matérias.

Por conta de sua versatilidade, a aeronave pode ser usada em diversas operações ao redor do mundo, tanto que falamos um pouco dela na operação Voltando em paz, que esta sendo realizada pela FAB e o Itamaraty para trazer os brasileiros que estão em Israel e também já foi utilizado em outros lugares.

Foto: gov.br/FAB
Foto: gov.br/FAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − fourteen =