Com toda a certeza muitas pessoas que são apaixonados pela aviação já se perguntaram qual carreira seguir, piloto, comissário, mecânica ou agente de solo? Nessa nova série de matérias da AviationWiki, vamos abordar de uma maneira bem clara um pouco das atividades e funcionamentos de cada uma dessas profissões, para que você, leitor, possa estar decidindo ou confirmando o que deseja fazer e os passos a serem dados para poder conseguir conquistar o sonho de trabalhar bem perto daquilo que tanto ama.

Comissário de voo

Uma das áreas que mais temos contato, afinal, passamos boa parte do voo com eles bem a vista, seja na hora de nos receber a bordo da aeronave, seja para servir alguns snacks, auxiliar pessoas com algum problema e mais várias outras funções, os comissários são agentes de segurança que estão a bordo para eventuais necessidades, como primeiros socorros, incêndio, incidentes e até mesmo acidentes. Esses profissionais são treinados para diversos tipos de ocorrências, até mesmo a sobrevivência na selva, deserto e até mesmo no gelo e em alto mar, mas que no tempo que não estão salvando ninguém, estão servindo o seu snack, mas não confunda, essa função é apenas quando não estão sendo necessários os cuidados deles, é como se fosse um médico servindo um café enquanto não tem nenhum paciente, não é isso, mas é tipo.

Foto: sair do brasil.

Como se tornar um comissário de bordo?

Hoje, no Brasil, ainda está em vigor a necessidade de fazer um curso de comissário de bordo em uma escola homologada pela Anac, além de ter CMA (Certificado Médico Aeronáutico) válido e após o término do curso, fazer uma prova da ANAC para emissão do CCT (Certificado de Capacidade Técnica), é obrigatório até o dia 31 de dezembro de 2023, pois a partir de 2024 já não será mais obrigatório o curso e nem a realização das provas, ficando a cargo das companhias aéreas a seleção, treinamento e homologação dos funcionários contratados para exercer a função a bordo da aeronave, apenas no caso dos comissários, os pilotos continuam sendo obrigados a fazer os cursos e provas. Vamos falar um pouco mais sobre CMA e as outras obrigações para se tornar comissário.

Algumas empresas internacionais, como a Emirates, já contratam há anos, comissários sem a necessidade de ter o curso e a CCT, apenas sabendo inglês e atingindo os mínimos que eles estipulam, essas seleções são conhecidas como Open Day, onde os candidatos fazem a primeira etapa on-line, com a aplicação para a vaga e aguarda o convite com o local e horário para a primeira apresentação, entrega de currículos e testes de inglês e alguns outros, outras empresas também fazem no Brasil essas seleções, mas a mais comum e recorrente é a Emirates.

O que é CMA?

O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é uma inspeção de saúde, tanto física quanto mental, que vai atestar de que o futuro tripulante de cabine está apto a exercer aquela função, existe o CMA de 1ª e 2ª Classe, o dos comissários é o CMA de 2ª Classe e tem uma validade de 5 anos, tendo que ser renovado sempre dentro desse período.

Essa bateria de exame conta com exames de vista, eletroencefalograma, testes cognitivos, além de raio-x, teste ergométrico e muitos outros. Exames esses que vão testar as principais coisas que vão ser exigidas de um comissário de bordo no exercício da sua função, seja para ajudar em uma evacuação de emergência ou também em uma rotina mais tranquila, como a de servir snacks a bordo da aeronave, todos os exames e testes são feitos visando a segurança operacional tanto dos tripulantes quanto dos passageiros que vão estar a bordo da aeronave.

Esses exames devem ser feitos em clinicas credenciadas e homologadas pela Anac, as escolas costumam ter algumas parcerias com clinicas, mas caso a sua escola não tenha, você pode entrar em contato com a clínica da sua cidade e pedir o numero de registro dela na Anac e com esse número poder consultar se ela é homologada ou não, você pode consultar clicando aqui.

Quais as etapas devo seguir até ser um comissário?

Se você tiver condições financeiras de bancar o curso de comissário e o curso de inglês ao mesmo tempo, seria interessante pois seria um pouco mais rápido, mas caso não, pode seguir as seguintes etapas:

  • Curso de inglês;
  • Curso de comissário de bordo em uma escola homologada pela Anac;
  • CMA de 2ª Classe feito em uma clínica credenciada e homologada pela Anac;
  • Prestar a banca da Anac.

Após a conclusão dessas etapas, você já esta apto para concorrer as vagas de comissários, só ficar de olho no Instagram e nos sites das companhias aéreas, vale ficar de olho no Linkein também, tem muitas vagas boas lá também.

Mantenha-se sempre pronto e com as matérias atualizadas, a aviação constantemente tem mudanças e necessitam de algumas revalidações, tanto para quem quer entrar e quanto quem já esta dentro de alguma companhia aérea, não espere a oportunidade chegar para se preparar, esteja preparado para quando ela chegar você poder agarrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × four =